A livraria Sequoia acolherá, hoje, pelas 17h, uma sessão de conversa e autógrafos em volta do livro “Pesquisa e ensino em línguas locais moçambicanas.”
A obra, apresentada previamente em Dezembro de 2022, é em tributo ao Professor Doutor Bento Sitoi e reúne dezenas de artigos científicos, resenhas de dissertações orientadas e uma grande entrevista por ele concedida.
“Bento Sitoe é um homem dedicado à religião, Pastor presbiteriano, portanto não católico, mas mereceu homenagem através do artigo intitulado “Colonialismo e Políticas Linguísticas Jesuíticas em Moçambique”, que cruza outros espaços da sua trajectória de vida, em alguns dos quais a competência equilibrada de uso das línguas moçambicanas da língua portuguesa é vital, como, por exemplo, na sua missão de evangelizar almas. Este artigo lembra a quem conhece Sitoe a sua paixão por assuntos linguísticos de Moçambique nos seus mais fortuitos contornos que se manifestam no que se pode apelidar de danos culturais causados pela imposição do Português sobre as numerosas línguas moçambicanas.” Julieta Langa.
O livro é de autoria da professora moçambicana Ezra Alberto Chambal Nhampoca e Letícia Cao Ponso (Brasil).
“O projecto surgiu do desejo de complementar a homenagem já iniciada em 2012, trazendo, desta vez, uma obra científica, em forma de um livro intitulado Pesquisa e Ensino em línguas moçambicanas: um tributo a Bento Sitoe. Com esta obra, pretende-se prestar homenagem à vida académico-profissional e cultural do Prof. Doutor Bento Sitoe, como uma forma de perpetuar o nosso reconhecimento ao seu empenho e dedicação prestados à Universidade, ao país que o viu nascer, Moçambique, aos seus colegas docentes e aos seus estudantes e/ou orientados. As organizadoras.”
O livro está organizado em quatro capítulos de 380 páginas.