O jornalista Luís Nhachote estreia-se na literatura com o titulo “Phambeni – cartas ao Presidente Chissano”, a ser lançado hoje, 18 de julho, pelas 18 horas, no Sindicato Nacional de Jornalistas em Maputo.
A obra reúne um conjunto de cartas publicadas em 41 edições do jornal electrónico “mediaFAX”, entre Julho de 2003 e Maio de 2004, nas quais o autor expressa suas inquietações sobre várias matérias da sociedade moçambicana.
Segundo Luís Nhachote, o objectivo da publicação de Phambeni é preservar a memória histórica da democracia do país, que estava numa fase embrionária. “Fi-lo com a intenção de não deixar, no esgoto da memória, que a cidadania activa pode – e deve continuar – a ser exercida dentro dos limites da decência e urbanidade”, esclarece o autor.
O antigo presidente da República Joaquim Chissano, que assina o prefácio do livro, disse ao integritymagazine estar satisfeito com o convite, o que chamou de “pequeno documento das páginas da nossa história”. E Manuel de Araújo, que assina o posfácio, considera o livro um exemplo de exercício que ocorre dentro dos padrões elementares do respeito, da decência e da urbanidade.
“Phambeni – cartas ao Presidente Chissano”, sai sob chancela da Gala-Gala Edições. Será apresentado pelo escritor Ungulani-Ba-Ka-Khosa.
Sobre o autor
Luís Nhachote nasceu em Maputo, em 1974. É um jornalista de investigação premiado. Iniciou a sua carreira em 2000, no semanário Savana. Passou, ainda, pelo Zambeze e @Verdade. Foi editor dos portais digitais Confidencial, 1mãomz e Moz24h. Foi consultor da Chatham House, da Transparência Internacional, do Centro de Integridade Pública (CIP), do Speed Program (Moçambique) e do Global Iniciative Against Organized Crime. Foi, ainda, chefe correspondente, para Moçambique, do The Continent & Mail&Guardian, e Director executivo do Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO). Colabora com o Mail & Guardian, The Wall Street Jornal, Forbes Africa Magazine e Al Jazeera. É coordenador-executivo do Centro de Jornalismo Investigativo e “editor-in-chief” do Mozambique insights.