A informação foi avançada nesta quarta-feira, 29 de Março, pela vereadora da Cultura e Turismo da cidade de Maputo, Isabel Macie, durante a XIX sessão ordinária e sexagésima reunião plenária da Assembleia Municipal de Maputo.
A homenagem ao poeta Rui de Noronha deve-se ao facto dele ser um dos principais nomes da história da literatura moçambicana, sendo considerado um poeta da transição porque é um dos pioneiros da poesia moçambicana.
Macie afirmou que o poeta foi das primeiras pessoas a propor a moçambicanização da literatura moçambicana até ao ponto de influenciar grandes nomes das letras nacionais dentre eles José Craverinha.
Neste sentido, considerou Noronha, “o poeta dos poetas”, feito conseguido em pouco tempo de vida, afinal este morreu prematuramente, com apenas 34 anos de idade.
Ainda na sessão de ontem, a vereador apresentou a proposta de atribuição da Medalha Acácia Rubra e do nome Rui Noronha à Biblioteca Municipal Central que passaria, com a aprovação, a se chamar Biblioteca Rui de Noronha.
As medalhas Acácia Rubra são oferecidas pelo desempenho dos artistas e sua contribuição, através das artes, para o engrandecimento e honra da cidade de Maputo.
António Rui de Noronha (1909-1943)um poeta moçambicano considerado um dos pioneiros da poesia moderna moçambicana. É autor de “Lua Nova”, livro de poesia publicado postumamente por um grupo de amigos, e conhecido por, entre outros poemas, “Quenguêlêquêze”, no qual apela o continente africano a acordar do seu sono profundo e caminhar.
Uma resposta