Prémios e concursos literários em Moçambique

Os concursos literários podem ser uma oportunidade para a publicação de novos autores, para além dos prémios em dinheiro. Vencer um concurso literário pode ser o salto que o autor precisa para uma maior exposição ao mercado editorial, seja para melhores contratos de publicação ou convites para eventos literários.

Os concursos literários podem ser uma oportunidade para a publicação de novos autores, para além dos prémios em dinheiro. Vencer um concurso literário pode ser o salto que o autor precisa para uma maior exposição ao mercado editorial, seja para melhores contratos de publicação ou convites para eventos literários.

Se para cada género literário há um escritor,  encontramos igualmente essa especialidade nos concursos de literatura. Desde romances, poesias, crónicas, contos, ensaios entre outros, os organizadores dos concursos literários, através de um Júri, composto por actores relevantes na matéria, atribuem prémios diversos, sendo o mais comum, em dinheiro e publicação das obras.

Há já uma tradição de prémios literários em Moçambique, sendo alguns mais mais resistentes no tempo que outros, havendo igualmente novos concursos a surgir que criam expectativas no público. 

Entre os que tinham vingado na opinião pública e nos artistas da palavra. A lista é imensa, mas podemos enumerar o prémio BCI de Literatura que era atribuído ao melhor livro do ano, o Prémio 10 de Novembro  que era atribuído pelo Município de Maputo para o melhor original, alternadamente, entre poesia e prosa, e o Prémio TDM nos géneros de poesia e prosa. Para se ter uma ideia, autores Mbate Pedro , Lucilio Manjate, Virgília Ferrão, João Paulo Borges Coelho

Leo Cote, Francisco Noa, Adelino Timóteo e Hélder Faife, foram galardoados para alguns desses prémios Em 2022, a Gala-Gala Edições instituiu o Prémio de Poesia Reinaldo Ferreira que entretanto foi a única edição para celebrar o centenário do poeta que deu nome ao certamente.  A não continuidade desses prémios não deixa de constituir um facto a lamentar.

Descubra no presente artigo concursos e prémios literários realizados em Moçambique, de publicação física ou digital, com premiações em dinheiro. Tome nota das informações e descubra se aquele inédito guardado na gaveta pode ser uma potencial obra literária a ser descoberta a partir de algum destes concursos literários. E para inovar, há também prémios para leitores. 

 

Prémio Literário José Craveirinha

  • Maio

Por iniciativa da AEMO (Associação de Escritores Moçambicanos) e patrocinado pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa, o Prémio Literário José Craveirinha foi instituído em 2003. Até 2007, o galardão distinguiu o melhor livro do ano e a partir de 2009, passou a premiar a carreira literária. Considerada a maior láurea literária de Moçambique, a condecoração não é aberta a concurso. O anúncio e atribuição do prémio no valor de 25.000 Dólares, nas últimas duas edições ocorreu no mês de Maio. Mia Couto foi o vencedor em 2022. 

 

Prémio Literário Fernando Leite Couto

  • Entre Dezembro e Fevereiro (ainda não anunciado em 2023)

Objectivando estimular a produção de obras literárias, nos domínios da poesia e da prosa de ficção (romance, novela, crônica, texto dramático e conto), em língua portuguesa, da autoria de novos autores moçambicanos, O Prémio Literário Fernando Leite Couto foi instituído em 2017 em memória do poeta e jornalista Fernando Leite Couto, promovendo e premiando jovens escritores moçambicanos. O vencedor leva para casa 150 mil meticais, e tem a sua obra publicada pela instituição promotora do prémio.

 

Prémio Literário 21 de Agosto – Cidade de Quelimane

  • Entre Julho e Agosto

 

O Prémio Literário 21 de Agosto é uma iniciativa do Conselho Autárquico de Quelimane, criado em 2014, com o intuito de promover a Literatura e o Livro. O Prémio é instituído em homenagem ao 21 de Agosto, Dia da Cidade de Quelimane e para além de publicação do livro, o vencedor recebe o valor pecuniário de 100,000.00MT. Podem concorrer, ao prémio, cidadãos nacionais sem ou com livro (s) publicado (s), nascidos ou residentes na Cidade de Quelimane.

 

Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa

  • Entre Julho e Agosto

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), dando corpo à sua missão de promoção e preservação da língua portuguesa e tendo em consideração a relevância de Eugénio Lisboa, enquanto cidadão e homem de cultura nascido em Moçambique mas também como seu autor, entendeu criar este prémio literário, destinado a selecionar trabalhos inéditos de grande qualidade no domínio da prosa literária, incentivando desta forma a criação literária moçambicana.

Podem concorrer todos os cidadãos moçambicanos (a residir em Moçambique ou no estrangeiro) ou cidadãos estrangeiros residentes em Moçambique há pelo menos 5 anos.

Além do valor pecuniário de 5,000 Euros, o Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa contempla ainda a publicação da obra vencedora pela INCM.

 

Chamada da Editorial Fundza

A Editorial Fundza realiza desde 2021 chamadas literárias a autores sem obras publicadas. Na primeira edição do concurso, 10 autores tiveram seus inéditos selecionados. 10 relatos  de histórias e estórias sobre a “Agua” deram vida a um livro, que marcou a primeira edição da chamada da Fundza. Em dezembro de 2022, a Fundza fez, mais uma vez, a chamada literária e em fevereiro de 2023, foram conhecidos os autores selecionados na segunda edição do concurso, espera-se que mais uma obra resulte desta chamada, em que haja mais chamadas pela Editorial Fundza. 

 

Concurso Ler nas Férias

  • Entre Dezembro e Janeiro

Contrariamente aos demais concursos, o “Ler nas Férias” promovido pela editora Ethale Publishing, é um concurso não destinado a escritores, mas sim a leitores na sua generalidade, sendo escusada a participação de jornalistas e escritores. Introduzido em 2022, ao fim do concurso, o vencedor leva para casa valores monetários e livros. 

Apresentamos-lhe alguns dos prêmios que esperamos que sejam realizados em 2023, com base neles e nos critérios previstos para participação, podes preparar o teu texto e submeter para um deles.

 

_______________________________________________

Se conhece algum prémio / concurso literário realizado em Moçambique ou para autores moçambicanos ou é uma instituição organizadora, por favor envie-nos os dados pelo e-mail: info@catalogus.co.mz

 

 

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

3 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Fatal error: Uncaught ErrorException: md5_file(/home/catalogus/public_html/wp-content/litespeed/js/fb564acab3d55e800a07b90f385db81f.js.tmp): failed to open stream: No such file or directory in /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php:140 Stack trace: #0 [internal function]: litespeed_exception_handler(2, 'md5_file(/home/...', '/home/catalogus...', 140, Array) #1 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php(140): md5_file('/home/catalogus...') #2 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(837): LiteSpeed\Optimizer->serve('https://catalog...', 'js', true, Array) #3 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(382): LiteSpeed\Optimize->_build_hash_url(Array, 'js') #4 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(264): LiteSpeed\Optimize->_optimize() #5 /home/catalogus/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): LiteSpeed\O in /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php on line 140