Reeditada a triologia “Ecos da Voz” da autoria de Janet Mondlane

A reedição da trilogia “Ecos da Voz”, de autoria de Janet Mondlane, viúva do Herói Nacional Eduardo Mondlane, tem como objectivo trazer à tona debates sobre as ideias que o líder tinha para Moçambique independente.

Segundo o jornal Notícias, a obra não apenas celebra  papel de  Mondlane na luta de libertação, mas também revela as suas percepções para o futuro do país e traça um perfil biográfico que inclui a sua vida familiar, as suas relações com outros líderes africanos e a sua actuação diplomática.

A trilogia foi lançada no Centro Cultural Moçambique-China, numa cerimónia que contou com a presença de familiares, figuras políticas e acadêmicos que estudaram a obra de Eduardo Mondlane, conforme relatado pelo Notícias.

Durante a apresentação, o filósofo e professor catedrático Severino Ngoenha destacou que os três volumes evidenciam a tolerância política de Mondlane e o respeito pelas diferenças socioculturais. Ngoenha afirmou que o líder “pensou na unidade nacional, sem desconsiderar as diferenças étnicas e culturais do país”, mostrando a sua capacidade de aceitar diversas ideias e perspetivas.

De acordo com a acadêmica Teresa Cruz e Silva, conforme citado pelo  jornal Notícias, a trilogia se diferencia de outras obras sobre o líder por incluir detalhes mais íntimos de sua vida, como a sua relação familiar e sua actuação na academia. Essa obra, composta essencialmente por cartas trocadas entre Eduardo e Janet Mondlane, oferece uma visão mais humana do líder, o que, segundo Cruz e Silva, foi um dos objetivos da autora.

O reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Jorge Ferrão, também comentou sobre a importância de Janet Mondlane no contexto da luta pela independência, descrevendo-a como uma mulher que partilhou o sonho de libertação com Eduardo Mondlane. Ferrão afirmou que, ao longo da sua trajetória, Janet sempre buscou a emancipação da mulher moçambicana, independentemente das condições sociais.

A trilogia “Ecos da Voz” foi originalmente lançada em 2007 pela Imprensa Universitária da UEM, em parceria com a Fundação Eduardo Mondlane.

 

Foto: Noticias Online

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *