Reveladas as obras finalistas do Prémio Literário Glória de Sant’Anna 2024

O Prémio Literário Glória de Sant’Anna é uma honraria internacional de poesia em memória da poeta Glória de Sant’Anna. Com um prémio no valor de 3.000,00 Euros, este concurso celebra o melhor livro de poesia em língua portuguesa publicado no actual biênio. A organização deste evento é uma colaboração entre o Grupo de Acção Cultural de Válega (GAC) e os descendentes de Glória de Sant’Anna.

O vencedor do prémio Literário Glória de Sant’Anna  será conhecido no dia 13 de Maio, sendo que a cerimónia de premiação está marcada para o dia 1 de Junho. Como tradição, o laureado receberá para além do valor do prémio, uma gravura original de um retrato de Glória de Sant’Anna, criado por Rui Paes, parte de uma colecção em edição limitada.

Este ano, o júri do concurso é composto por membros  da comunidade literária internacional, incluindo Xosé M. Eyré, crítico literário independente da Galiza; Anna Fresu, escritora e tradutora da Itália; Jacinto Guimarães, representante do GAC de Portugal; Andrea Paes, poeta e ourives de Portugal; e Álvaro Carmo Vaz, escritor e professor de Moçambicano.

As entidades patrocinadoras deste ano incluem a Câmara Municipal de Ovar, a Junta de Freguesia de Válega, o AquaHotel Ovar, o Jornal de Válega, a Harald Nilsson AB, além das revistas Caliban (Portugal), Catalogus (Moçambique), Kilimar (Moçambique), Palavra Comum (Galiza), Quiasmo (Galiza) e contribuições individuais de Lisete Melo Moreira, Margarida Gracias e Maria Fernanda Morais.

A  lista de obras finalistas deste ano são:

– “DESCOLONIZAR O SUJEITO POÉTICO”, de Sara Duarte Brandão – EDITORA URUTAU

– “o meu corpo humano”, de Maria do Rosário Pedreira – QUETZAL – GRUPO BERTRAND

– “ABERTO TODOS OS DIAS”, de João Luís Barreto Guimarães – QUETZAL – GRUPO BERTRAND

– “DESAPARECIMENTO PROGRESSIVO”, de José Viale Moutinho – EDITORA EXCLAMAÇÃO

– “QUE COISA É UM ALGUIDAR?”, de J. Carlos Teixeira – EDITORA EXCLAMAÇÃO

– “TARKOVSKY”, de Alberto Pereira – THE POETS AND DRAGONS SOCIETY

– “miseriae”, de Ivo Machado – GUERRA & PAZ EDITORES

– “enfermaria”, de Ana Paula Jardim – GUERRA & PAZ EDITORES

 

 

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *