O autor Rudêncio Morais está prestes a lançar seu quinto livro, intitulado “O Ecoar Musical da Gente – A Música e o Amor”, no dia 28 de setembro, às 17:30, no Instituto Guimarães Rosa, Centro Cultural Brasil-Moçambique.
Este livro busca estabelecer um diálogo perene entre a rica música moçambicana e os aspectos culturais que a definem, incluindo a língua e a manifestação do amor.
De acordo com comunicado de imprensa, a obra é uma homenagem apaixonada aos talentosos músicos moçambicanos que, por meio de instrumentos tradicionais, encantam e dão vida à essência cultural do país. “O Ecoar Musical da Gente” percorre as diversas regiões do país, actuando como um elo entre os silêncios do amor e a capacidade única da música de expressar a alma de maneira autêntica e genuína.
O livro presta homenagem a uma série de músicos notáveis, incluindo Mr. Nhungue, Isaú Meneses, Grupo Primeiro de Maio, Fafitine, Carlos Gove, Saldicos, Elcides Carlos, Dudas e muitos outros. Cada um deles é celebrado por sua contribuição à rica música de Moçambique
Para a concepção deste livro, Rudêncio Morais, mergulhou profundamente no processo criativo, começando com a audição atenta das músicas dos artistas homenageados no livro e entrevistando esses músicos em programas de rádio e televisão.
“O livro então transforma essas experiências em poesia, oferecendo interpretações profundas das músicas e das emoções que elas evocam. Ele constrói uma ponte entre a música e o silêncio, destacando a importância da música como veículo para a expressão das línguas locais e para a consolidação do amor como um pilar da cultura moçambicana”, Lê-se no comunicado.
O prefácio desta obra é assinado por Aurélio Ginja, que descreve a música como algo divino e inseparável da poesia. Ele elogia a combinação harmoniosa de Rudêncio Morais, o cidadão apaixonado pela música, e Rudêncio Morais, o lavrador da palavra, que se unem para criar esta aventura lírica que mescla literatura e música, formando uma paisagem de letras e sons que este livro nos convida a explorar.