Segundo Volume da colectânea “Espíritos quânticos” é lançado em Maputo

O segundo volume da colectânea “Espíritos Quânticos” conta com a participação de quinze autores africanos. A cerimónia de lançamento acontece amanhã, dia 19 de junho, às 17h45, na Galeria do Porto, em Maputo.

Segundo se lê em nota de imprensa, Após o sucesso da antologia “Espíritos Quânticos: Uma Jornada por Histórias de África em Ficção Especulativa” lançada em 2022, este novo volume apresenta contribuições de autores e autoras de Angola, África do Sul, Botswana, Moçambique, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Uganda. Entre os participantes destacam-se Lucílio Manjate, Dilman Dila, Wole Talabi, Carlos dos Santos, Déborah Cardoso Ribas e Goretti Pinat.

Sobre o livro, a professora universitária Ana Mafalda Leite escreve: “Neste volume há contos que tratam dos efeitos da Inteligência Artificial (IA), de mutantes e metamorfos, de alienígenas e de uma tecnologia que mistura espelhos e aplicativos, dispositivos e sistemas artificiais avançados, simultâneos à regressão, animalização e barbárie, desertificação do espaço e à quase ausência de permanência do ser humano e da humanidade. Os cenários, a introdução de léxico e topografias de diferentes línguas, e a presença espiritual do animismo introduzem uma espacialização e localização africanas, permitindo a territorialização da escrita especulativa”.

 

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *