O Filósofo moçambicano Severino Ngoenha vai lançar, às 16h00 do dia 3 de Março, no Auditório do Instituto de Ciências de Saúde, em Nacala, o livro “Filoso (Moça) Femas”.
A ser apresentada pelo docente universitário Amony da F. B. Saulosse, a obra “Filoso (Moça) Femas”, constituída por de vinte e dois temas, é uma resposta a esta preocupação que o autor propõe, refente ao papel do filósofo na sociedade para ajudar a aliviar o seu sofrimento.
O prefaciador da obra, Filomeno Lopes, diz que a mesma “é resultado de um percurso dialógico do autor nestes anos, para ajudar a responder, acompanhar, mas sobretudo capacitar os próprios concidadãos moçambicanos na busca de melhores respostas aos problemas sociais que afligem, hoje em dia, Moçambique e África, em geral, na conjuntura geopolítica e geoestratégica mundial.”
Severino Elias Ngoenha nasceu em Maputo, em 1962. É licenciado em Teologia e Doutorado em Filosofia pela Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2010, integrou-se ao Departamento de Filosofia da Universidade Pedagógica de Moçambique. Foi professor associado do Departamento de Antropologia e Sociologia da Universidade de Lausanne, Suíça. Suas pesquisas situam-se nas áreas de Antropologia, Pensamento Africano, Filosofia da Educação e Interculturalidade.