O autor Ungulane Ba Ka Khossa apresentou no passado dia 25 de Outubro na cidade de Maputo a sua mais recente obra literária intitulada “ Assim Não Senhor Presidente”.
A obra, lança um olhar crítico sobre as imposições das lideranças para erradicar as marcas do colonialismo nas esferas cultural, política e psicológica. Em suas aproximadamente 200 páginas, o autor convida os leitores a explorar as aspirações da geração de jovens moçambicanos no primeiro período pós-independência. Lê-se no jornal Noticias
Esta obra é inspirada na observação de um edifício abandonado, conhecido como “Vista Alegre”, que é representado na capa do livro. Para Ungulane Ba Ka Khossa, esse edifício em ruínas se tornou uma lembrança das lembranças e anseios de sua geração. Ele reflete sobre o que eles almejaram ser e o que, com o tempo, se tornou. “Assim como o edifício, o tempo se encarregou de nos dar um sentido”, afirmou o autor.
Elísio Cossa, jornalista e irmão do autor, responsável por apresentar o livro, destacou durante que Ungulane Ba Ka Khossa, mais uma vez, demonstra sua habilidade em explorar as memórias de seu tempo e da geração do “8 de Março”. Esses jovens eram dotados de uma sensibilidade única, contribuindo para a construção de uma nação recém-independente, repleta de sonhos.
O livro é chancelado pela Alcance editores e foi apresentado no recinto do auditório do BCI.