A iniciativa Ler com Energia, liderada pelo escritor Ungulani Ba Ka Khosa, tem como lema “Com Energia Lemos Melhor” e promoverá diversas actividades literárias nos municípios de Chimoio e Gorongosa, entre os dias 4 e 7 de março deste ano. O programa inclui palestras na Universidade Pungué, na Universidade Católica de Moçambique (Chimoio) e na Universidade Católica de Moçambique (Gorongosa), além da equipagem de duas bibliotecas escolares: a Escola Secundária da FEPOM (Chimoio) e a Escola Secundária Eduardo Mondlane (Gorongosa).
O projecto Ler com Energia visa incentivar o hábito da leitura, promover o acesso aos livros e o uso de bibliotecas, além de estimular a interação entre escritores e estudantes de escolas e universidades públicas, ampliando a presença da literatura moçambicana. A doação de livros às bibliotecas escolares assegura que esses exemplares fiquem disponíveis como referência literária nessas instituições.
Ungulani Ba Ka Khosa acredita que as visitas às províncias de Sofala e Manica serão fundamentais para melhorar os hábitos de leitura em Moçambique, pois vê a leitura como uma poderosa ferramenta de inclusão cultural e desenvolvimento sustentável. Durante a sua estadia, o escritor pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para acções voltadas à leitura e reforçar a responsabilidade social na cadeia produtiva do livro.
A iniciativa Ler com Energia é patrocinada pela Eletricidade de Moçambique (EDM) e conta com a curadoria da Agência Criativa Vírgula.