Liderança, formação, desenvolvimento de competências e a tecnologia ao serviço da gestão de pessoas, são alguns dos temas abordados por Vicente Sitoe em seu livro “Para uma Gestão de Pessoas Humanizadas”, lançado recentemente na cidade da Beira.
Motivado a contribuir para a melhoria das condições de trabalho em Moçambique, o autor pretende, através deste livro, oferecer seu conhecimento e experiência em prol das empresas e das pessoas, sendo impulsionado pelas diversas situações de desumanização nas relações laborais, que o levam a apresentar uma abordagem diferenciada.
Segundo Vicente Sitoe, a abordagem humanizada na gestão de pessoas que ele apresenta no livro considera a pessoa humana antes mesmo de ser trabalhadora. Ele destaca que os trabalhadores são pessoas com sonhos, aspirações, sentimentos, vidas sociais, crenças, entre outros aspectos, e que as empresas e suas lideranças devem reconhecer e respeitar essa dimensão, criando um ambiente de trabalho propício para que essas diversidades se manifestem.
Ao implementar uma gestão de pessoas humanizadas, as organizações enfrentam desafios significativos. O autor destaca a resistência à mudança como o principal desafio da organizações, enfatizando a importância de uma transição gradual para minimizar conflitos culturais. Além disso, a adoção de tecnologia na gestão de pessoas é um desafio actual, considerando que muitas empresas em Moçambique ainda utilizam sistemas obsoletos.
O livro oferece exemplos práticos sobre o impacto positivo da humanização das relações interpessoais no local de trabalho. Ele diferencia a abordagem humanizada da gestão tradicional, destacando que a primeira valoriza a pessoa, trazendo benefícios tanto para os colaboradores quanto para o crescimento das organizações.
Vicente Sitoe argumenta que uma gestão de pessoas humanizadas pode impactar positivamente o desempenho e a cultura organizacional, pois colaboradores mais felizes tendem a ser mais motivados, comprometidos e produtivos, contribuindo para uma cultura organizacional positiva.
Quanto à importância da empatia e da comunicação na gestão de pessoas humanizadas, o autor aborda indirectamente esses aspectos ao discutir questões de avaliação de desempenho e opinião construtiva, ressaltando a importância de os líderes escutarem suas equipes.
Para implementar uma gestão de pessoas humanizadas, o autor recomenda a formação das lideranças em gestão de pessoas e a adoção de instrumentos internos para proteger os direitos dos colaboradores e promover um ambiente de trabalho saudável e equilibrado entre vida pessoal e profissional.
O livro também evidencia a relação entre satisfação dos funcionários, bem-estar no trabalho e sucesso organizacional, destacando que colaboradores infelizes afectam negativamente a qualidade do atendimento ao cliente e, consequentemente, a fidelização dos clientes.
Vicente Sitoe é um profissional com vasta experiência de trabalho em temas de gestão estratégica de Recursos Humanos. Ao longo do seu percurso profissional, tem implementado projectos estratégicos para empresas que actuam em diferentes sectores de actividades e para entidades públicas. A sua experiência varia desde a concepção até a implementação prática. Com um mestrado integrado em Psicologia e Pedagogia, pela Universidade Pedagógica Pública de Voronezh (Federação Russa), Vicente Sitoe, nas suas abordagens uma perspectiva de psicólogo e de professor. Identifica-se fundamentalmente, como Consultor na área de gestão do Capital Humano, pois é nessa área em que desenvolve as suas actividades através da SDO Moçambique, empresa onde é sócio.