O escritor moçambicano Lucílio Manjate lança no próximo dia 21 de maio o seu mais recente romance, Última Memória: Entrevista com Sthoe. O evento terá lugar às 17 horas no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo, e contará com a apresentação do Professor Gilberto Matusse.
Nesta nova obra, Manjate revisita a figura de Sthoe, o agente da polícia que já protagonizou as suas obras A Legítima Dor da Dona Sebastião (2013) e Rabhia (2017). Agora, o personagem ressurge envelhecido, debilitado e profundamente solitário. Incapaz de usar as mãos, Sthoe contrata Dezassete, um antigo suspeito de crime e actual taxista, para redigir cartas dirigidas a Bernardo Bastante Sozinho, seu antigo estagiário.
As cartas, que inicialmente parecem ter como objectivo transmitir conhecimentos e experiências sobre antigos casos policiais, revelam camadas mais complexas e, por vezes, ilusórias, desafiando o leitor a refletir sobre a memória, a verdade e a redenção.
Lucílio Manjate, professor de Literatura na Universidade Eduardo Mondlane, é autor de mais de uma dezena de livros publicados em Moçambique, Portugal e Brasil. Algumas das suas obras já foram premiadas e traduzidas para o inglês e o espanhol. Além da ficção, tem contribuído com ensaios e antologias dedicadas à literatura moçambicana e participado em eventos literários a nível nacional e internacional.
Com Última Memória: Entrevista com Sthoe, Manjate reafirma o seu lugar de destaque no panorama literário lusófono, ao mesmo tempo que oferece ao leitor uma narrativa densa, humana e intrigante.
