Com o objetivo de reconhecer e premiar as melhores obras literárias de autores moçambicanos, a terceira edição do Prémio Literário Mia Couto será realizada entre os dias 11 de Abril e 12 de Maio de 2025. O prémio é promovido pela Cornelder de Moçambique (CdM), em parceria com a Associação Kulemba, e visa destacar a excelência literária nas categorias de Prosa e Poesia.
Nesta edição, são elegíveis as obras publicadas entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2024. As obras inscritas serão avaliadas por um júri especializado e idóneo, que levará em consideração critérios como originalidade, qualidade literária e relevância cultural.
A grande novidade para este ano é que as inscrições serão realizadas exclusivamente de forma virtual, através da página da Associação Kulemba ou pelo link https://kulemba.org/plmc/, onde também está disponível o regulamento completo do prémio.
O Prémio Literário Mia Couto é uma iniciativa que, desde a sua primeira edição, tem sido um marco na valorização da literatura moçambicana. Nas edições anteriores, as obras laureadas foram “No verso da Cicatriz”, de Bento Balói, “Pétalas Negras ou a Sombra do Inanimado”, de Belmiro Mouzinho, e “Estórias Trazidas pela Ventania”, de Adelino Albano Luís. Cada vencedor recebeu um prêmio de 400 mil meticais.
A expectativa para esta edição é grande, com muitos autores a ansiarem pela oportunidade de verem o seu trabalho reconhecido em uma das mais prestigiadas homenagens à literatura de Moçambique.