Notícias

Fique informado da agenda dos escritores moçambicanos no país e no mundo, eventos, concursos, entre outras novidades literárias.

Eventos

Ildefonso Colaço leva “Caminhos Urbanos” para Instituto Guimarães Rosa

Maputo será, esta quinta-feira, palco do olhar inquieto e poético de Ildefonso Colaço, que inaugura às 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (IGR), a sua exposição individual de fotografia “Caminhos Urbanos”, integrada no festival Cidade nas Mãos. A mostra, composta por 18 imagens, convida o público a revisitar a capital moçambicana de cima — entre o brilho cosmopolita e a precariedade dos bairros de lata — revelando as desigualdades e metamorfoses que moldam a vida na cidade.

Prémios

Ana Paula Tavares vence Prémio Camões e junta-se a nomes moçambicanos como Mia Couto e Paulina Chiziane

A poeta e historiadora Ana Paula Tavares tornou-se, nesta quarta-feira, a primeira angolana a vencer o Prémio Camões, a mais alta distinção da literatura em língua portuguesa. Com esta conquista, Angola junta-se a Moçambique no seleto grupo de países africanos já laureados, após nomes como José Craveirinha, Mia Couto e Paulina Chiziane terem marcado presença nas edições anteriores.

Eventos

Maputo acolhe a primeira edição do festival Cidade nas Mãos

Maputo será palco, de 21 a 24 de Outubro, da primeira edição do Festival Cidade nas Mãos, um encontro inédito entre arte, pensamento e cidade, que propõe novas formas de olhar, habitar e transformar o espaço urbano. Organizado pela Catalogus e pela Embaixada da Espanha, o festival ocupa diversos centros culturais com uma programação gratuita e diversa, feita de performances, exposições, literatura, debates e encontros com artistas e pensadores moçambicanos.

Concursos

Prémio Literário Vergílio Ferreira 2026 abre candidaturas para ensaios inéditos em língua portuguesa

Estão abertas, até 31 de dezembro de 2025, as candidaturas para o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2026, promovido pelo Município de Gouveia, em Portugal. Nesta edição, dedicada ao ensaio literário, a distinção prestigia obras inéditas em língua portuguesa e oferece um prémio de 10 mil euros, além da publicação da obra vencedora.

Lancamentos

Fernanda da Lena em produção literária infanto-juvenil

A escritora moçambicana Fernanda da Lena estreia-se na literatura infantil com Sonhos de Barro, obra vencedora de um concurso nacional promovido pela Massinhane Edições em parceria com o Conselho Provincial da Juventude de Inhambane. Publicado no âmbito de um projecto regional de promoção da língua portuguesa financiado pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), o livro será lançado este mês e marca um novo momento na carreira da autora, que também integra a antologia de contos Todas Coisas Visiveis, lançada pela Catalogus.

Outros

Maria Manjate selecionada para programa pan-africano de pesquisa em saberes indígenas

A gestora cultural moçambicana Maria Manjate foi selecionada para integrar o AFRIAK, um programa de bolsas pan-africano promovido pelo CODESRIA, que apoia jovens investigadores comprometidos com a valorização dos saberes indígenas e alternativos em África. A iniciativa, apoiada pela Fundação Mastercard, visa reconectar a produção de conhecimento académico às realidades e experiências locais do continente.

Entrevista

A Literatura como Espelho da Alma: Em conversa com Armindo António

Acompanhe aqui uma entrevista inédita com o escritor moçambicano Armindo António, que partilha suas experiências e sua visão sobre o mundo da escrita. Autor de 3 obras publicadas, o autor reflete sobre o impacto do livro para a sociedade.

Livros

Livro sobre rap de intervenção social em Moçambique será lançado a 3 de Outubro na Beira

Será lançado no dia 3 de Outubro, no Centro Cultural Português – Camões, na Beira, o livro O rap: A (des) marginalização do rap de intervenção social em Moçambique, da autoria de Lázaro Marcos Januário. Publicada pela Massinhane Edições, a obra analisa o papel do rap como instrumento de cidadania e intervenção social no país, trazendo uma abordagem crítica sobre a forma como essa expressão cultural tem sido historicamente desvalorizada.

Concursos

Revelados os semifinalistas do Prémio Oceanos 2025

Com recorde de participação e ampla diversidade geográfica, o Prêmio Oceanos 2025 revelou os 50 semifinalistas nas categorias de prosa e poesia, reunindo autores de cinco países lusófonos — entre eles os moçambicanos Mia Couto e Mudungazi.