Os escritores Mélio Tinga, Eduardo Quive e Énia Lipanga integram a lista das 100 Personalidades mais Influentes da Lusofonia de 2024, divulgada recentemente em Lisboa pela plataforma digital Bantumen.
Para além dos três escritores, incluem as lista da cem figuras mais influentes da Lusofonia o designer Cláudio Lobo, o empresário Lineu Candieiro, o músico Otis Remane, os bailarinos Ídio Chichava, Ália Raúl Sumail, os académicos Alberto Magassela e Severino Ngoenha, o futebolista Geny Catamo e os criadores de conteúdos digitais Alcy Caluamba, Madina Abacar e Nilsa Carona e o organizador de eventos Inácio Fernandes (Picasso).
De acordo com a Bantumen a lista das 100 personalidades mais influentes de África destaca a diversidade cultural e reforça a importância dos direitos afrodescendentes e da luta contra desigualdades, no contexto da Década Internacional dos Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas.
A “Power List Bantumen 100”, é realizada pelo colectivo de jornalistas e produtores de conteúdo das diferentes plataformas de comunicação parceiras, presentes em Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal.
Confere aqui a lista completa das 100 Personalidades mais Influentes da Lusofonia de 2024.