Terá lugar no próximo 30 de Julho, às 17h30, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a mesa-redonda “MONÇÃO: Da Independência do País à Independência Estética”, um evento que homenageia os 45 anos da publicação da obra Monção, de Luís Carlos Patraquim, figura maior da poesia moçambicana.
O encontro decorre sob curadoria de Mélio Tinga e Nelson Lineu, e propõe um momento de reflexão sobre o impacto estético, político e histórico de Monção, publicado em 1979, num contexto em que a literatura, ainda fortemente influenciada pelo espírito revolucionário e panfletário, começava a buscar novas formas de expressão. Patraquim foi pioneiro ao propor uma independência estética que acompanhava — e desafiava — a recém-conquistada independência nacional.
A moderação estará a cargo do jornalista e investigador cultural Elton Pila, e o debate contará com a presença dos escritores e ensaístas Nelson Saúte e Antônio Cabrita.
Organizado pela Catalogus e pela Aidiyas, o evento pretende não apenas celebrar uma obra incontornável, mas também promover o diálogo intergeracional e crítico em torno da produção literária moçambicana, a partir da figura e do legado de Luís Carlos Patraquim — poeta que, com sua escrita lírica e livre, ajudou a moldar uma das tradições poéticas mais ricas do espaço lusófono.
Data: 30 de Julho de 2025
Hora: 17h30
Local: Camões – Centro Cultural Português, Maputo
Curadoria: Mélio Tinga e Nelson Lineu
Moderação: Elton Pila
Convidados: Nelson Saúte e Antônio Cabrita
Organização: Catalogus & Aidiyas
Entrada livre
