Silviano Santiago é o Prémio Camões 2022

 O escritor e crítico literário brasileiro Silviano Santiago, é o vencedor da 34a edição do Prémio Camões, o maior galardão outorgado da língua portuguesa. O condecorado foi anunciado ontem (24 Outubro), pela organização do concurso. Santiago é  autor, ensaísta, romancista, crítico literário, académico, poeta e jornalista.

O júri distinguiu o autor pela sua notoriedade na escrita em língua portuguesa. A obra de Silviano Santiago é caracterizada pela diversidade de géneros com que exerce a sua produção intelectual e criativa, bem como pelo modo singular como as questões pertinentes a cada género influenciam-se mutuamente.  Entre as suas obras mais populares estão: “entre-lugar do discurso latino-americano”, “O cosmopolitismo do pobre” e “As raízes e o labirinto da América Latina”s.

O Prémio Camões 2022 foi criado em 1936, Minas Gerais, no Brasil. Silviano Santiago começou a carreira leccionando nas melhores universidades norte-americanas. Mais tarde, transferiu-se para Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro e é, hoje, professor emérito da Universidade Federal Fluminense. Foi por seis vezes vencedor do Jabuti,o mais tradicional prémio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Recebeu pela academia brasileira o Prémio Machado de Assis,o principal prémio literário brasileiro, oferecido pela Academia Brasileira de Letras a escritores brasileiros, pelo conjunto de sua obra,. Santiago é rémio José Donoso, prémio de literatura chileno concedido pela Universidade de Talca . Foi condecorado com o título de Officier dans l’Ordre des Artes Lettres,uma condecoração concedida pelo Ministério da Cultura da França que visa recompensar as pessoas que se distinguem pela sua criação no domínio artístico ou literário ou pela sua contribuição ao desenvolvimento das artes e das letras na França e no mundo. Igualmente recebeu a condecoração Chevalier dans l’orde des Palmes Academiques,uma condecoração honorífica da República Francesa para homenagear como membros os eminentes e divulgadores da cultura francesa. É membro eleito da Academia Mineira de Letras.

Entre os brasileiros, Silviano Santiago é o 13 ° autor a vencer o Prémio Camões. Numa lista que inclui Rachel Queirois (1993), (Jorge Amado 1994), António Candido de Souza ( 1998), Austran Dourado (2000), Lygya Fagundes Telles (2002), Rubem Fonseca (2003), João Ubaldo Ribeiro (2008), Ferreira Gullar (2011), Datton Revisan, (2012), Alberto da Costa Silva (2014), Raduan Nassar (2016) e Chico Buarque (2019).

O Prémio Camões é um prémio literário instituído e organizado pelos governos de Portugal e do Brasil, com vista a estreitar os laços culturais entre os vários países falantes de língua portuguesa. O vencedor recebe 100 mil euros. 

 

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *